Trate a lombalgia com Pilates e RPG

Lombalgia? Trate com Pilates e RPG

Lombalgia? Sabe aquela dor nas costas que incomoda quase que diariamente? É a lombalgia, localizada na região lombar inferior, e pode ser aguda, com duração menor do que 3 semanas, ou crônica, com duração maior do que 3 meses.

Apesar de ser extremamente comum, e atrapalhar a vida de muitas pessoas, a lombalgia pode ser tratada sem remédios, apenas com exercícios específicos para o problema, indicados e acompanhados por um fisioterapeuta.

De acordo com o fisioterapeuta do Espaço Integra, Guilherme Tolosa, Pilates e Reeducação Postural Global (RPG) são opções de tratamentos para diminuir a dor, fortalecer a musculatura da coluna e não entrar mais para a estatística dos que sofrem com o problema. “Quando não tratada, além da dor voltar, pode se tornar uma situação mais grave e até causar alguma limitação e até incapacidade”, destaca.

O que causa a lombalgia?

A coluna é formada por ligamentos, tendões, músculos, ossos, articulações, disco intervertebral. Algumas doenças inflamatórias como a espondilite anquilosante, infecções e até tumores se manifestam em forma de dores na lombar.

As dores lombares mais comuns, entretanto, surgem quando forçamos demais a coluna ou usamos de forma errada, indicando que algo não vai tão bem ou precisa de sua atenção.

Causam a lombalgia entorses e distensões, esforços repetitivos, excesso de peso, pequenos traumas, condicionamento físico inadequado, erro postural, ficar em uma posição não ergonômica no trabalho e a osteoartrose da coluna (desgaste das estruturas da coluna que pode levar à degeneração dos discos intervertebrais e articulações).

Quem sofre com a lombalgia?

  • Apesar da lombalgia ter causas variadas, a sua incidência é maior em:
  • Pessoas sedentárias,
  • Tabagismo;
  • Gravidez;
  • Fatores genéticos;
  • Traumatismo na região lombar;
  • Sedentarismo;
  • Pessoas com sobrepeso;
  • Pessoas com posturas incorretas;
  • Trabalhadores que atuma com grande sobrecarga física;
  • Mulheres que ficam muito tempo em pé com salto alto;
  • Indivíduos que permanecem longos períodos em uma mesma posição (sentados ou em pé);
  • Pessoas com pouca mobilidade corporal (encurtamentos musculares).

Pilates para lombalgia

O Pilates fortalece os músculos profundos do tronco, incluindo os multífidos lombares e o transverso do abdômen, além de estabilizar a coluna lombar. “Com a prática de Pilates e o fortalecimento muscular, as chances das dores voltarem diminui. Conseguimos reestabelecer o equilíbrio da coluna em relação ao seu centro de massa, com uma base de músculos fortes que vão proteger a coluna durante as atividades diárias”, explica Guilherme Tolosa.

RPG para lombalgia

A RPG é um método bastante eficaz nos problemas posturais, por isso é importante no tratamento da Lombalgia. “Com a Reorganização Postural Global, a RPG, fazemos os ajustes na postura para a reorganizar todo o corpo. Com isso, cuidamos de toda a musculatura do paciente, diminuindo dores e prevenindo futuros problemas”, afirma Guilherme Tolosa.

A RPG se concentra no alongamento dos músculos responsáveis pela alteração postural, por isso trata a Lombalgia que, na maioria das vezes, é decorrente de posturas incorretas no dia-a-dia.

 

Marque sua sessão!

Para tratar os distúrbios intestinais e outros problemas físicos ou psicológicos, entre em contato com o fisioterapeuta Guilherme Tolosa pelo telefone/whats (11) 97998-3663. O Espaço Integra fica na rua Martim Soares, 80, próximo ao metrô Tatuapé.

 

Acompanhe minhas redes sociais:

Facebook

Instagram

 

Leia também!

Pilates para adolescentes

O que deseja encontrar?

Compartilhe