aparelhos-utilizados-para-fazer-pilates

Pilates e seus benefícios!

Você já deve ter ouvido falar que o Pilates é uma das atividades físicas mais completas, não é?

Além de fortalecer os músculos, ajudar a combater dores, corrigir a postura, aumentar a elasticidade do corpo com um todo e aliviar o estresse, esse exercício ainda faz muito mais para sua saúde e bem-estar!

Atividade secular

O Pilates foi criado na década de 1920 por Joseph Pilates, um homem que, sabendo de suas limitações físicas, buscou formas de se exercitar, unindo corpo e a mente.

O conceito do Pilates é ter o controle consciente de todos os movimentos executados pelo corpo, sejam pelos músculos, tendões ou ligamentos.
Diferentemente dos exercícios praticados em academias, o Pilates é adaptado ao aluno conforme as necessidades do cliente, buscando o benefício máximo e a conexão mente, corpo e espírito. Esse direcionamento das atividades permite que o Pilates seja praticado por pessoas de todas as idades, tanto por quem quer colocar o corpo em movimento com para pessoas que sofrem com alguma patologia e precisam se reabilitar.

O Pilates é indicado para quem sofre com dores crônicas, problemas neurológicos, problemas ortopédicos e na coluna vertebral.

Pilates e seus benefícios

  • Força – Com o auxílio de molas nos aparelhos e o peso do próprio corpo, o aluno trabalha o condicionamento corporal e a elasticidade dos músculos.
  • Concentração – É princípio do Pilates. Manter o foco no desenvolvimento do exercício leva à eficácia.
  • Controle – Com a concentração, a coordenação motora do aluno é trabalhada para que todos os movimentos sejam feitos de forma harmônica, evitando contrações musculares e o surgimento de dores.
  • Respiração – É o fator primordial desde o início do movimento. O aluno aprende a sincronizar respiração com a realização da atividade. O resultado é a precisão e a força muscular.
  • Equilíbrio –Os exercícios desenvolvem no praticante de Pilates o equilíbrio postural, realinhando todos os membros.
  • Paz e alegria – A prática do Pilates faz com que o corpo libere dopamina e serotonina, os hormônios responsáveis pelo prazer e pelo bem-estar. Dessa forma, o aluno mantém o controle emocional nas diversas atividades do dia a dia!

Veja também: https://espacointegra.blog.br/microfisioterapia/

O que deseja encontrar?

Compartilhe